Data Link – Desenvolvimento e Comércio de Software      Fone/fax: 47 3028 6690   E-mail: datalink@terra.com.br

SIGEM – SISTEMA INTEGRADO DE GERENCIAMENTO EMPRESARIAL

                                       http://www.datalink.inf.br/                  Descrição: Descrição: Descrição: Contador de acesso

 

INTRODUÇÃO AOS RECURSOS DO PROGRAMA:

 

1)     Introdução

2)     Passos iniciais

3)     Produtos, componentes e estoque

4)     Características de controle de produtos e materiais

5)     Carteira de pedidos e encaminhamentos

6)     Verificação automática das quantidades dos materiais em estoque e emissão automática de

      solicitações de compra, registros de venda e ordens de produção

7)     Operações de venda

8)     Operações de compra

9)     Inspeções de recebimento e avaliação de fornecedores

10)  Programação e controle visual da produção

11)  Características de controle dos processos

12)  Análises de perdas: gráficos de produtividade, refugo, retrabalho e paradas de produção

13)  Controle da qualidade: inspeções dos lotes produzidos

14)  Integração entre os sistemas de inspeção de recebimento das matérias primas e o sistema de

      inspeção dos produtos, rastreabilidade dos lotes produzidos e emissão de certificados de qualidade para clientes

15)  Controle de calibração de instrumentos de medição

16)  Manutenção de equipamentos e ferramentais

17)  Integração entre manutenção e produção: programação automática de paradas de produção para efetuação de manutenções preventivas

18) Contas à pagar e à receber

19) Fluxo de caixa, balancete e análises financeiras

20) Projeções de débitos e créditos futuros

21) Controle financeiro

22) Operações integradas

23) Permissões de acesso

24) Indo à fundo no SIGEM

 

 

 

  

1) INTRODUÇÃO:

 

     O Sigem é um software que automatiza as rotinas de trabalho que envolvem operações de COMPRA, VENDA, PROGRAMAÇÃO E CONTROLE DE PRODUÇÃO, CARTEIRA DE PEDIDOS, ESTRUTURA DE PRODUTOS, CONTROLE DE ESTOQUE, MANUTENÇÃO DE EQUIPAMENTOS, CONTROLE DA QUALIDADE, CONTROLE DE CALIBRAÇÃO DE INSTRUMENTOS DE MEDIÇÃO, INSPEÇÃO DE RECEBIMENTO e os CONTROLES COMERCIAL e FINANCEIRO, como FLUXO DE CAIXA, PROJEÇÕES DE CRÉDITOS E DÉBITOS FUTUROS, BALANCETES, ESTATÍSCAS DE VENDAS, ANÁLISES FINANCEIRAS DE CONTAS CONTÁBEIS, CONTROLES BANCÁRIOS, IMPRESSÃO DE BOLETOS, NOTAS FISCAIS, RECIBOS, ETC.

      O programa trata esses diversos itens de forma integrada, permitindo um controle apurado e simplificado dessas operações, com ganhos de tempo e de confiabilidade dos resultados, pois cada informação é atualizada automaticamente em todos os pontos do programa. Exemplos: 1- Se um determinado material entra no estoque, o programa automaticamente fecha o registro da compra de origem. 2- Um determinado pedido de fornecimento efetuado por um cliente é registrado no SIGEM que, por sua vez, verifica se existem ou não materiais suficientes em estoque para atender esse pedido. Caso existam, emite o registro de venda e a nota fiscal, mas caso contrário, emite a solicitação de compra ou as respectivas ordens de produção para cada um dos materiais envolvidos. 3- Ao analisar um determinado material, o programa analisa também cada um de seus componentes e sub componentes, verificando suas respectivas quantidades em estoque e emitindo solicitações de compra ou ordens de produção para esses componentes e sub-componentes, quando necessário. 4- Após a efetuação dos apontamentos da produção de uma determinada ordem de produção, o SIGEM automaticamente dá baixa no estoque dos componentes usados na produção e também dá entrada no estoque dos produtos prontos.  5- Ao serem efetuados os apontamentos da produção, o programa automaticamente gera gráficos para análises de refugo, retrabalhos, produtividade e paradas de produção.

     Algumas dessas operações são efetuadas passo a passo, em modo semi-automático e monitoradas por um operador, como as operações de compra e venda, por exemplo, mas outras são realmente automáticas, sem qualquer interferência externa, de modos que o programa faz de imediato aquilo que poderia ser esquecido ou deixado para depois, como a atualização do estoque, a verificação dos componentes de um produto ou os lançamentos em contas à pagar ou à receber ou ainda a atualização do balancete e dos saldos bancários.

 

(retornar ao menu)

  

2) PASSOS INICIAIS:

 

     O SIGEM, para tornar-se funcional, precisa receber algumas informações, as quais devem ser cadastradas no programa antes do início da sua operação.

Cadastro de unidades de medidas: cada empresa usa determinadas unidades de medidas que podem variar de empresa para empresa, como peça (pc), milímetro (mm), tonelada (ton), etc. E essas unidades de medidas precisam ser cadastradas no programa para que haja uma padronização na sua escrita e também para facilitar a consulta e o acesso dos usuários, quando necessário.

Cadastro de departamentos e setores: a empresa se divide em departamentos que, por sua vez, se dividem em setores. Cada um desses setores deve ser identificado por um código ou centro de custo. Isto irá permitir que o programa enderece uma determinada ordem de produção para um determinado setor, por exemplo, quando necessário.

Cadastro de grupos ou classes de produtos: os diversos produtos de uma empresa sempre podem ser classificados em classes, como matérias primas (MP), produtos em processo (PP) ou produtos acabados (PA), por exemplo. Isto facilita a localização do produto e também algumas operações internas do programa.

Cadastro de clientes: necessário para os registros da carteira de pedidos e para as operações de venda.

Cadastro de fornecedores: necessário para as operações de compra.

Cadastro de produtos: necessário em praticamente todas as rotinas do programa. O cadastro de um produto deve ser preenchido completamente, sem que fique nenhum item em branco (à não ser as opções "quantidade por caixa" ou "família", que são opcionais e de uso muito específico). Você verá adiante que algumas opções como custo unitário de produção ou de compra podem ser preenchidos indiretamente em outros formulários, opcionalmente (veja "Cadastro de Produtos Por Cliente" e "Cadastro de Produtos Por Fornecedor", à seguir).

Cadastro de produtos por fornecedor: usado opcionalmente nos casos em que se deseja que o programa identifique aqueles produtos/componentes de mais baixo custo e efetue a seleção automática dos fornecedores, nas operações de compra. Vide "Cadastro de custo unitário e porcentagem de lucro por produto", à seguir.

Cadastro de produtos por cliente: usado opcionalmente nos casos em que a empresa possui sistemas de custeio diferenciados por cliente, ou ainda no cálculo dos custos de frete, nas operações de venda. Vide "Cadastro de custo unitário e porcentagem de lucro por produto", à seguir.

Cadastro de famílias de produtos: usado opcionalmente nos casos em que a empresa deseja obter relatórios de custos de estoque por famílias de produtos.

Cadastro de especificações técnicas dos produtos e materiais: necessário às inspeções de produto e de recebimento.

Cadastro de quantidades de estoque mínimo, de segurança e máximo por produto: necessário para as operações automáticas do programa que envolvem quantidades de produtos em estoque, como as operações automáticas efetuadas na carteira de pedidos. Veja "Produtos, componentes e estoque".

Cadastro de custo unitário e porcentagem de lucro por produto: necessário para a totalização automática dos preços de venda ou de compra de um ou mais produtos. Esse custo unitário, para produtos/materiais comprados, pode, opcionalmente, ser definido por fornecedor, conforme pesquisa periódica de preços à ser efetuada pela empresa (veja acima em "Cadastro de produtos por fornecedor'). No caso de produtos fabricados internamente, esse custo unitário pode ser (opcionalmente) estabelecido para cada cliente, conforme já descrito acima, em "Cadastro de produtos por cliente". Mas caso não se queira especificar custo por fornecedor e/ou preço de venda por cliente, pode-se efetuar o cadastramento do custo e da porcentagem

de lucro de cada produto diretamente em qualquer dos formulários de cadastramento de produtos.

Cadastro de vendedores: usado opcionalmente nos casos em que a empresa aplica comissões de venda ou deseja efetuar estatísticas de vendas por vendedor.

Cadastro de Contas Contábeis: as contas contábeis são as contas de débito ou de crédito, onde serão lançados os totais dos valores à pagar ou pagos e à receber ou recebidos, discriminados por tipo de conta, para efeitos de fluxo de caixa e balancetes.

Cadastro de Contas Bancárias: o programa efetua o controle dos cheques emitidos e recebidos pela empresa, registra os lançamentos e retiradas efetuados nas contas bancárias e mantém o saldo atualizado para consultas.

Cadastro equipamentos ou postos de trabalho, cadastro de ferramentais, cadastro de operações produtivas, cadastro de tempos-padrão: cadastros necessários para o uso do módulo de programação e controle de produção e também ao módulo de manutenção de equipamentos.

Cadastro de componentes por equipamentos: necessário às programações de manutenção.

Cadastro de especificações técnicas dos processos: necessário para o controle dos processos pela produção.

Cadastro de inspetores da qualidade: é o cadastro das pessoas que irão efetuar as inspeções de produto e de recebimento.

  

     Uma vez efetuados os cadastramentos acima, o programa estará pronto para entrar em funcionamento, mas, para isso, você ainda precisa conhecer alguns aspectos envolvendo produtos, componentes e estoque, entre outros, como veremos à seguir. Para conhecer as rotinas operacionais do SIGEM, consulte também o manual do usuário, que acompanha o programa.

 

(retornar ao menu)

  

3) PRODUTOS, COMPONENTES E ESTOQUE:

 

     Após o cadastramento de cada produto, das matérias primas e de todas as demais classes de produtos, pode-se cadastrar para cada produto os seus respectivos componentes, nas quantidades em que são usados no produto. Isto permite ao SIGEM estabelecer a estrutura de cada produto, podendo assim calcular os custos reais de cada produto acabado e também gerenciar o estoque de forma eficiente, monitorando as quantidades de cada componente e providenciando a sua compra ou fabricação sempre que os níveis de estoque desses componentes ficarem abaixo da quantidade de segurança previamente estabelecida para cada componente.

 

Calculando custos:

 

     O tratamento dado pelo SIGEM aos produtos em todas as suas diversas rotinas sempre pode envolver os seus componentes e sub componentes de forma automática. No cálculo dos custos, por exemplo, pode-se ter uma aplicação interessante utilizando-se esse recurso. Veja por exemplo o caso daqueles produtos que, aparentemente, não possuem componentes, como uma carga de minério. Ora, quais são os componentes de um minério em estado bruto? À princípio, você diria que esse tipo de produto não possui componentes. Mas se queremos calcular o custo de uma carga desse minério, poderemos usar o SIGEM, de forma criativa. A idéia a seguir é a de que o custo do produto será a soma dos custos de cada um de seus componentes, mais os custos próprios do processo direto que culmina na obtenção do produto. Se o produto fosse uma geladeira, por exemplo, o custo dessa geladeira na fábrica seria a soma dos custos de cada um dos seus componentes, mais o custo final de montagem e testes da geladeira e mais uma fração dos custos fixos.

     Então, dessa forma, estamos colocando a montagem, os testes e os custos fixos também como componentes do custo da geladeira, não é mesmo? Para fazer isto, podemos considerar cada um desses itens como um componente físico, codificá-lo e acrescentá-lo à estrutura do produto (geladeira). Assim sendo, se olharmos para uma carga de minério, quais seriam os componentes do seu custo? Ora, uma pequena fração do valor da jazida, correspondente ao peso da carga, mais uma fração dos custos da energia usada na extração, mais uma fração dos custos de manutenção do maquinário, salários, etc. Como calcular essas frações? É simples: quantas toneladas de minério são extraídas em um mês? Quais os custos mensais totais de cada item considerado acima? Quantas toneladas de minério há em uma única carga? Pronto, o Sigem calculou o custo de uma única carga de minério!

 

Um exemplo de rotina semi-automática:

 

     Outro exemplo de aplicação da estrutura do produto acontece quando é registrado um pedido de fornecimento efetuado por um cliente. O programa verifica automaticamente, por exemplo, que esse produto não existe montado no estoque, e então verifica as quantidades em estoque de cada um dos seus componentes, sub componentes, componentes dos sub componentes, e assim por diante, considerando as quantidades com que cada um desses itens entra no produto ou componente onde será montado ou misturado. Dessa forma, o SIGEM determina se as quantidades de cada um desses itens no estoque será suficiente ou não para atender ao pedido do cliente. Caso essas quantidades sejam suficientes, o programa precisa apenas programar a montagem (ou mistura) que irá gerar o produto final. Mas caso algum item tenha sua quantidade em estoque insuficiente para atender o pedido do cliente, então o SIGEM irá verificar se é produto comprado ou produzido, providenciando automaticamente a solicitação de compra ou a ordem de produção, conforme o caso, tendo como base a diferença entre a quantidade atual em estoque e a quantidade máxima permitida em estoque (previamente cadastrada no cadastro do produto).

     Uma vez comprado ou produzido o item faltante, este deverá dar entrada no estoque. Nessa ocasião, é registrado o número da ordem de compra ou da ordem de produção que deu origem à esse processo. Desta forma, o SIGEM dará baixa automática na ordem de compra ou ordem de produção. Quando o material faltante para atender o pedido do cliente dá entrada no estoque, o SIGEM apenas programará a montagem ou mistura do produto final, que também dará entrada no estoque. Agora, com o material diretamente relacionado no pedido tendo dado entrada no estoque, o SIGEM libera o pedido para venda.

Após a efetuação do registro da venda e da respectiva nota fiscal ter sido emitida, o SIGEM dará baixa no pedido, considerando-o concluído, lançando o valor da nota em "Contas à Receber", conforme as condições (valor de entrada, parcelamento do saldo à receber, descontos ou acréscimos) negociadas com o cliente. O mesmo o programa faz quando se trata de compras, efetuando o lançamento automático em "Contas à Pagar”.

     Como o exemplo acima, existem diversas outras rotinas automatizadas ou semi-automatizadas no SIGEM. Para conhecer cada uma dessas rotinas, é interessante que comecemos pelo início do processo, ou seja, o registro dos pedidos em carteira. Mas o programa pode funcionar perfeitamente também sem considerarmos pedidos em carteira, apenas utilizando as rotinas normais de compra e venda, que auto-gerenciam todos os lançamentos financeiros e o estoque.

 

(retornar ao menu)

 

4) CARACTERÍSTICAS DE CONTROLE DE PRODUTOS E MATERIAIS:

 

    Após efetuarmos o cadastro de um produto ou material, podemos cadastrar também todas as especificações técnicas desse produto ou material que deverão ser inspecionados posteriormente, na inspeção de recebimento, quando o material é comprado, ou na inspeção da produção, quando é produzido internamente. Essas especificações técnicas podem ser atributos ou dimensionais. O módulo integrado de inspeção de produto e de recebimento repassará esses dados aos inspetores da qualidade para que seja verificada a conformidade dos produtos ou materiais com essas especificações previamente registradas.

 

(retornar ao menu)

 

5) CARTEIRA DE PEDIDOS E ENCAMINHAMENTOS:

 

O SIGEM registra e analisa os pedidos dos clientes:

 

     Os pedidos dos clientes podem ser registrados no SIGEM como pedidos de fornecimento. Cada pedido de fornecimento pode ter um ou mais itens. O programa analisará cada item do pedido, verificando se o item existe disponível em estoque ou não. Um pedido de fornecimento pode ainda ser atendido em partes, isto é, a quantidade total dos itens do pedido não precisa ser providenciada de uma só vez. Assim, se um determinado item de um pedido pede 1000 unidades desse item mas só existem 300 unidades no estoque, então o programa permite que sejam fornecidas essas 300 unidades ao cliente, mas manterá o pedido em aberto, para que sejam providenciadas as 700 unidades faltantes. Caso haja quantidade suficiente do item no estoque para atender total ou parcialmente o pedido do cliente, então o programa liberará o pedido para venda, conduzindo o processo de registro de venda, como o tipo de venda (se à vista ou à prazo), os descontos ou acréscimos negociados com o cliente, calculando os impostos, verificando a inclusão de outras despesas de venda, quando necessário, e efetuando o lançamento do saldo à receber em contas à receber, atualizando o fluxo de caixa e o balancete, imprimindo a nota fiscal e os boletos bancários e baixando o item do estoque. Mas se o programa verifica que não há quantidade suficiente do item no estoque, então, se o item não possui componentes físicos, o programa apenas emitirá uma solicitação de compra ou uma ordem de produção para o item, caso este seja comprado ou fabricado internamente, respectivamente. Mas se o item faltante possui componentes e sub-componentes físicos, então o SIGEM fará uma análise automática de cada componente e sub-componente, verificando se existe quantidade suficiente de cada um deles em estoque para atender o pedido do cliente. Nessa análise, o programa utiliza a estrutura do produto, considerando as quantidades com que cada componente entra no produto e as quantidades com que cada sub-componente entra no componente, e assim por diante, aprofundando a análise em vários níveis de sub-composição, se necessário.

 

O gerenciamento da carteira de pedidos é uma rotina de ciclo fechado:

 

     A rotina de gerenciamento da carteira de pedidos envolve, além das análises das quantidades em estoque, também as emissões de registros de venda, solicitações de compra e ordens de produção, conforme seja o caso. As rotinas de gerenciamento dos registros de venda, das solicitações de compra e das ordens de produção, por sua vez, atualizam as quantidades em estoque. Essa atualização das quantidades em estoque irá realimentar as análises efetuadas pela rotina de gerenciamento da carteira de pedidos, fechando assim o ciclo.

     As operações de compra e venda alimentam automaticamente os lançamentos em Contas à Pagar e em Contas à Receber, respectivamente, e também os lançamentos no fluxo de caixa e no balancete. Os pagamentos efetuados (Contas à Pagar) e os créditos recebidos (Contas à Receber) atualizarão, por sua vez, o controle de cheques (quando for o caso) e os saldos bancários, ampliando ainda mais a cascata de informações integradas gerada pelo SIGEM e consolidando o controle financeiro da empresa.

 

Descrição: Descrição: Descrição: Esquema de cart ped

 

 (retornar ao menu)

 

6) VERIFICAÇÃO AUTOMÁTICA DAS QUANTIDADES DOS MATERIAIS EM ESTOQUE E EMISSÃO AUTOMÁTICA DE REGISTROS DE VENDA, SOLICITAÇÕES DE COMPRA E ORDENS DE PRODUÇÃO:

 

     O SIGEM efetua análises automáticas dos registros lançados na carteira de pedidos e verifica se há no estoque quantidades suficientes de materiais para atender esses pedidos. Se o programa verifica que há em estoque quantidade suficiente para atender a um determinado pedido, disponibiliza os recursos para emissão automática de um registro de venda. Se há em estoque uma certa quantidade do produto, mas não suficiente para atender totalmente o pedido, então o programa possibilita a emissão de um registro de venda parcial, ou seja, para fornecer ao cliente, de imediato, somente a quantidade existente em estoque (mas este recurso pode não ser utilizado). Quando não há em estoque quantidade suficiente de material para atender um ou mais pedidos (integral ou parcialmente), o programa automaticamente explode a estrutura de cada produto envolvido e analisa a existência de cada um dos seus componentes e sub-componentes em estoque. Se houver as quantidades necessárias, então o programa emitirá de imediato uma ordem de produção para e manufatura do produto. Mas se o programa detecta que está faltando algum dos componentes ou sub-componentes necessários, emitirá ordens de produção, caso o componente seja produzido internamente, ou solicitação de compra no caso de o componente ser comprado.

  

7) OPERAÇÕES DE VENDA:

 

     Uma operação de venda pode ser executada tanto à partir da rotina de gerenciamento da carteira de pedidos como diretamente através do formulário de lançamento de vendas. Em ambos os casos, número do registro de venda (RV) é dado automaticamente pelo programa. Há poucas diferenças entre os dois formulários. Quando o lançamento da venda é efetuado à partir da carteira de pedidos, informações como o cliente e quais os itens envolvidos na venda não são solicitados, pois o programa busca essas informações diretamente do registro do pedido.      Mas se o lançamento da venda é efetuado diretamente através do formulário de lançamento de vendas, então tudo tem que ser informado: cliente, número do pedido, etc, e os itens do pedido e suas respectivas quantidades, pressionando-se o botão "Lançamento de itens" no formulário de lançamento de vendas. Tudo muito simples e direto. Esse formulário de lançamento de vendas informa, através da tabela "Vendas em processo”, todos os registros de venda já criados mas cujos itens ainda não deram baixa no estoque. Isto ajuda a localizar qualquer registro de venda que ainda esteja em processo.

     Em todo lançamento de venda, tanto direto como através da carteira de pedidos, deve-se informar como será efetuado o pagamento (à vista ou à prazo), o valor pago, se à vista, ou o valor da entrada e a quantidade de parcelas (o programa incluirá os impostos automaticamente, calculará o valor de cada parcela e exibirá a data do respectivo vencimento. Essa data, assim como os valores das parcelas, podem ser alterados (e ajustados conforme a conveniência) pelo operador do programa antes de efetuar a gravação definitiva desses dados. Além disso, o programa permite ainda que se cadastrem previamente as formas de pagamento adotadas na empresa, de modos que o operador apenas precise informar ao programa qual será a forma de pagamento a ser adotada em cada caso, para que o programa calcule e efetue os lançamentos devidos automaticamente. Uma outra informação necessária que o programa irá solicitar é em qual conta contábil o valor da venda deverá ser lançado no caixa. Se a compra for à vista e for quitada no ato, o lançamento será efetuado apenas no caixa. Mas se o valor não for quitado no ato ou se for uma compra à prazo, o programa efetuará automaticamente o lançamento dos valores à receber (valores da entrada e das parcelas) em Contas à Receber. À medida que os valores forem sendo quitados, o fluxo do caixa irá sendo atualizado automaticamente. Caso antes da emissão da nota fiscal o registro de venda sofra qualquer alteração, como a inclusão de outras despesas de venda, frete, etc, o programa automaticamente efetuará o recálculo de todos os valores, com base no novo valor da nota.

 

Acompanhamento estatístico do volume das vendas:

 

     No menu acessado através do botão "Vendas", na tela principal, há o item "Estatísticas de vendas". Essas estatísticas mostram graficamente os volumes de vendas por período, em gráficos lineares, de barras, pareto ou pizza, permitindo assim um acompanhamento histórico das vendas, para tomadas de decisão.

 

Impressão de notas fiscais:

 

     Uma vez concluído o registro da venda, pode-se emitir a respectiva nota fiscal. O SIGEM possui recurso para imprimir dados em formulários de notas fiscais pré-impressos e numerados. O programa apenas preenche os campos em branco com os dados do registro da venda e outros dados preenchidos pelo operador em um pré-formulário da nota fiscal exibido pelo programa. Todos os dados impressos na nota fiscal ficarão armazenados no SIGEM para eventuais consultas. O programa permite ainda o cancelamento de notas fiscais, quando necessário. O programa possui recursos para o ajuste, via programa, dos formulários em impressoras matriciais.

 

Impressão de boletos bancários:

 

     O SIGEM pode também imprimir boletos bancários em formulários pré-impressos, apenas preenchendo os campos em branco com dados extraídos de Contas à Receber e do próprio registro da venda. O programa possui recursos para o ajuste, via programa, dos formulários em impressoras matriciais.

 

Descrição: Descrição: Descrição: Esquema de vendas

 

 (retornar ao menu) 

 

8) OPERAÇÕES DE COMPRA:

 

Solicitação de Compra e Ordem de Compra:

 

     As operações de compra começam, normalmente, com o preenchimento, no programa, de uma solicitação de compra (SC), a qual, por sua vez deve ser aprovada por um usuário do programa que tenha permissão para aprovar solicitações de compra. Somente após essa aprovação é que a solicitação de compra poderá ser lançada como ordem de compra. O lançamento da solicitação como ordem de compra, após a aprovação da solicitação de compra, será feito automaticamente pelo programa mas, para isso o operador terá ainda alguns dados à informar, como a forma de pagamento (à vista ou à prazo), a quantidade de parcelas, etc, e a conta contábil onde a compra será lançada (para o fluxo de caixa e os balancetes).

Quando um usuário preenche uma solicitação de compra no SIGEM, esse usuário apenas indicará o item a ser comprado, a quantidade e o motivo da compra. Existe a opção de o usuário especificar ou não um fornecedor. Caso especifique um fornecedor, terá que tomar o cuidado de saber se o material cuja compra está solicitando é mesmo fornecido pelo fornecedor que indicou, pois o lançamento em contas à pagar será efetuado em nome desse fornecedor. A especificação de um fornecedor na solicitação de compras deve ser usada apenas quando o cadastro de fornecedores por produto não estiver preenchido, pois, se estiver, o próprio programa irá escolher o fornecedor, com base no menor custo, desde que não hajam restrições ao fornecedor quanto à qualidade dos produtos ou materiais fornecidos.

     Como visto acima, não é necessário que o usuário especifique o fornecedor na solicitação de compra, caso o cadastro de fornecedores por produto esteja preenchido. Nesse caso, a solicitação de compra pode conter materiais de diferentes fornecedores, sem problemas, pois o SIGEM irá localizar os fornecedores cadastrados de cada um desses materiais e ainda escolherá para cada material o fornecedor que apresentar o menor custo! Se a solicitação de compra envolver, por exemplo, três fornecedores, o programa criará três ordens de compra, cada ordem de compra contendo os materiais referentes à um mesmo fornecedor.

     Quando o processo de compra é resultado das análises efetuadas pela carteira de pedidos, os registros dos materiais a serem comprados são feitos automaticamente no formulário de solicitações de compra e não lançados diretamente como ordens de compra, precisando portanto, essa solicitação de compra ser aprovada antes de ser lançada como ordem de compra. Após o lançamento da ordem de compra, o programa efetuará automaticamente o lançamento dos valores envolvidos em Contas à Pagar.

     A rotina de gerenciamento da carteira de pedidos pode indicar que um determinado item necessário para atender a um pedido de um cliente não é comprado, mas sim produzido internamente. Nesse caso, ao invés de uma solicitação de compra, o SIGEM emitirá uma ordem de produção.

 

 Descrição: Descrição: Descrição: Esquema de compras

 

(retornar ao menu)

 

9) INSPEÇÕES DE RECEBIMENTO E AVALIAÇÃO DE FORNECEDORES:

 

     O módulo integrado de inspeção de recebimento oferece todos os recursos necessários a realização das inspeções dos lotes recebidos com base nas especificações técnicas dos produtos previamente registradas. Os registros dessas inspeções são analisados pelo programa, o qual emite relatórios que mostram os índices da qualidade de cada fornecedor.

 

(retornar ao menu)

 

10) PROGRAMAÇÃO E CONTROLE VISUAL DA PRODUÇÃO:

 

     O Sigem oferece um sistema visual completo para registro, programação e controle da produção. Este sistema, integrado aos demais módulos do programa, compõe um mecanismo inteligente, moderno e automatizado de ERP3, feito para se tornar a principal ferramenta de trabalho de qualquer empresa.

     As Ordens de Produção podem ser emitidas automaticamente, à partir da carteira de pedidos ou então preenchidas manualmente diretamente no formulário de registro de ordens de produção, no SIGEM. Mesmo quando o preenchimento do formulário de ordens de produção é feito automaticamente pelo programa, após as análises de materiais faltantes efetuadas pela rotina da carteira de pedidos, ainda assim o operador poderá alterar alguns dados como o prazo ou a quantidade à ser produzida, antes de imprimir cada ordem de produção e encaminhá-la para execução.

     Os registros de ordens de produção são classificados no programa em três categorias:

- Ordens de produção pendentes: aquelas que ainda não foram encaminhadas para execução, na fábrica;

- Ordens de produção encaminhadas: aquelas que já foram encaminhadas para execução e que ainda estão em processo;

- Ordens de produção concluídas: aquelas que já foram executadas.

     O SIGEM efetua a programação automática de ordens de produção, considerando máquinas, ferramentais, operações produtivas, tempos padrão, paradas de produção programadas e não programadas, etc. O acompanhamento das ordens de produção e das operações produtivas é feito através de diagramas de barras horizontais.  O programa gera automaticamente gráficos diversos para análises de refugo, retrabalhos, paradas de produção e produtividade.

 

     A rotina de gerenciamento da carteira de pedidos emite ordens de produção automaticamente sempre que detecta que um determinado material que é produzido está faltando para atender um determinado pedido de fornecimento de um cliente. Essas ordens de produção podem se referir ao produto diretamente solicitado pelo cliente ou à um de seus componentes ou sub-componentes, necessários para a produção do produto em questão. Quando o SIGEM detecta que um ou mais desses componentes ou sub-componentes não é produzido internamente mas sim comprado, então ele emite uma solicitação de compra.

     O módulo de programação da produção do Sigem também pode ser comercializado separadamente e. neste caso, age como um programa independente.

 

 

 

 

Exemplo de diagrama de controle de programações da produção

 

Para mais informações sobre este módulo de PCP, clique aqui.

 

(retornar ao menu)

 

11) CARACTERÍSTICAS DE CONTROLE DOS PROCESSOS:

 

      As características de controle dos processos são aquelas especificações funcionais dos equipamentos que podem ou não estar associadas ao produto: temperaturas, pressões, volumes, etc. São registradas em de dois modos: aquelas cuja regulagem depende e aquelas cuja regulagem não depende do produto que está sendo produzido.  Essas características de controle não estão associadas ao produto quando  um desvio numa delas compromete apenas a operacionalidade do equipamento (podendo em casos extremos gerar produtos defeituosos), mas estarão associadas diretamente ao produto quando uma ou mais características de controle do produto dependem diretamente de uma certa regulagem do equipamento (densidade, viscosidade, etc).    

      Essas características de controle dos processos também ser registradas e acessadas através do programa quando da execução de uma determinada ordem de produção, permitindo o correto monitoramento e ajuste do processo produtivo a cada novo produto produzido.

 

(retornar ao menu)

 

12) ANÁLISES DE PERDAS:

 

     O sistema de programação e controle da produção do SIGEM possui um sistema completo de gráficos de produtividade, refugo, retrabalhos e paradas de produção, permitindo a efetuação de quaisquer análises e a identificação das origens das perdas nos diversos processos, equipamentos, ferramentais, turnos, setores, etc, e assim permitindo a rápida e eficaz correção de quaisquer problemas detectados.

 

Exemplos de gráficos de análises para apoio à produção

 

 

 

 

 

 

 

 

 (retornar ao menu)

 

13) CONTROLE DA QUALIDADE:

 

     O módulo QCK, integrado ao SIGEM, oferece todos os recursos necessários para a realização e registro das inspeções da qualidade, com base nas especificações técnicas dos produtos, previamente registradas. O sistema também fornece diversos relatórios que demonstram o grau da qualidade dos produtos produzidos.

 

Tela principal do módulo de inspeção de produto

 

 

14) INTEGRAÇÃO ENTRE A INSPEÇÃO DE RECEBIMENTO E A INSPEÇÃO DOS PRODUTOS

 

     O software QCK (QualityChecking), que trabalha completamente integrado ao SIGEM, possui dois módulos distintos: o módulo de inspeções de recebimento e o módulo de inspeções de produtos, e esses dois módulos também são integrados, o que permite a rastreabilidade das matérias primas utilizadas na produção e também a emissão de certificados de qualidade para os clientes, contendo os resultados das inspeções dos produtos e também das matérias primas utilizadas na sua fabricação.

 

 (retornar ao menu)

 

15) CONTROLE DE CALIBRAÇÃO DE INSTRUMENTOS DE MEDIÇÃO

 

     O SIGEM possui um módulo completo para controle de calibração de instrumentos de medição. Isto permite que o programa monitore automaticamente os prazos de validade dos instrumentos usados pelos inspetores da qualidade, evitando dessa forma o uso de instrumentos com prazos de calibração vencidos.

 

 (retornar ao menu)

 

16) MANUTENÇÃO DE EQUIPAMENTOS E FERRAMENTAIS

 

     O SIGEM também possui um sistema completo de programação e controle de manutenção de equipamentos e ferramentais, o módulo PCMEQ, que trabalha integrado ao SIGEM. O PCMEQ programa e controla manutenções preventivas, preditivas, lubrificações e também efetua os registros e controles das manutenções corretivas.  Esse módulo monitora os prazos das manutenções e emite, as ordens de serviço e fornece um sistema gráfico completo de análises de horas de manutenção, com possibilidade de estabelecimento e monitoramento de metas de controle de horas por setores, equipamentos, tipos de manutenção (elétrica, mecânica, hidráulica e ferramentais).

 

Exemplos de gráficos exibido pelo módulo de manutenção

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 (retornar ao menu)

 

17) INTEGRAÇÃO ENTRE MANUTENÇÃO E PRODUÇÃO

 

     Os prazos de realização das manutenções preventivas de um equipamento são monitorados pelo módulo de manutenção, PCMEQ, que é integrado ao SIGEM. Assim, esse módulo de manutenção pode ser configurado para programar automaticamente as paradas de produção para a realização das manutenções preventivas.

 

 (retornar ao menu)

 

18) CONTAS À PAGAR E À RECEBER:

 

     Todos os valores envolvidos nos registros de compra efetuados através do SIGEM serão automaticamente lançados em Contas à Pagar e todos os valores envolvidos nos registros de venda serão lançados em contas à receber.

     Assim, ao registrar uma compra ou uma venda, o programa sempre conduz o operador a definir o tipo de operação (à vista ou à prazo), se terá ou não uma entrada, o valor dessa entrada, o valor dos descontos ou acréscimos, a quantidade de parcelas (quando for à prazo) e as datas de todos os vencimentos (mas o operador pode também usar o cadastro de formas de pagamento previamente efetuado, apenas indicando ao programa qual a forma de pagamento a ser usada em cada caso). Tudo isso é lançado automaticamente em contas à pagar (se for operação de compra) ou em contas à receber (se a operação de venda).

     Esses lançamentos em contas à pagar ou à receber também podem ser efetuados manualmente quando se tratar de uma entrada ou saída de dinheiro cuja operação de compra ou venda não estiveram claramente definidas e documentadas no programa.

     À medida que os pagamentos forem sendo efetuados, tanto dos valores à receber como dos à pagar, as respectivas datas de quitação devem ser registradas no programa nos formulários de contas à receber ou de contas à pagar, conforme o caso. Ao registrar-se uma data de quitação, a conta à pagar ou à receber correspondente não será mais exibida, passando para a categoria de conta paga ou de conta recebida, respectivamente.

     O SIGEM emite relatórios de contas pagas ou à pagar por períodos e por fornecedores e de contas recebidas ou à receber por períodos e por clientes. Além disso, o recurso "Ações prioritárias" do programa informa prontamente todas as contas à pagar ou à receber que estiverem vencendo em um determinado período, de modos que nada possa passar despercebido.

 

Descrição: Descrição: Descrição: EsquemaContasPagarEReceber

 

 

(retornar ao menu)

 

 

19) FLUXO DE CAIXA, BALANCETES E ANÁLISES FINANCEIRAS:

 

     O fluxo de caixa é um demonstrativo dos valores registrados em cada conta contábil (de débito ou de crédito) em um determinado período (que pode ser um único dia). No SIGEM, o fluxo de caixa é atualizado à cada lançamento efetuado em contas à pagar ou à receber.

     O balancete é o demonstrativo que totaliza todos os débitos e todos os créditos havidos em um período qualquer. O balancete informa se houve lucro ou prejuízo e o quanto de lucro ou prejuízo ocorreu em um período.

     No SIGEM, o balancete é atualizado automaticamente à cada operação, estando sempre pronto para consulta.

     Análises financeiras: o SIGEM permite análises gráficas completas dos fluxos de caixa por dia, semana, quinzena, mês, trimestre, semestre e ano, com diversas opções de análise. Entre essas opções está a analise gráfica de projeções de créditos e débitos futuros. Além disso, o programa gera gráficos de análises das contas contábeis, que informam com detalhes onde a empresa está gastando os seus recursos e também de quais tipos de operações provém os seus lucros. O sistema também gera gráficos para análises de vendas.

     O sistema de análises financeiras do SIGEM permite a obtenção de quaisquer informações por meio de gráficos, que facilitam as análises de forma rápida e eficiente.

 

(retornar ao menu)

 

Análise gráfica do fluxo de caixa

Demonstração do movimento por contas contábeis

 

 

20) PROJEÇÕES DE DÉBITOS E CRÉDITOS FUTUROS:

 

      Através do SIGEM, podem ser feitas projeções e simulações do desempenho financeiro de uma empresa ao longo do tempo, podendo-se prever lucros e/ou prejuízos potenciais ao longo do tempo. Isto pode ser muito útil para o planejamento estratégico da empresa. Todas as projeções são apresentadas em forma de gráficos, facilitando as análises.

 

(retornar ao menu) 

 

21) CONTROLE FINANCEIRO:

 

     O controle financeiro, no SIGEM, envolve todos os lançamentos efetuados em Contas à pagar e em Contas à Receber, o Fluxo de Caixa, análises de lançamentos de débito e crédito futuros, os Balancetes e as análises gráficas das Contas Contábeis. Mas além disso, o controle financeiro também envolve o controle dos saldos bancários, o controle dos cheques emitidos e recebidos e demonstrativos gráficos do volume de vendas.

     Na tela principal do programa, o botão "Operações de apoio" exibe, entre outras opções: "Cadastro de contas bancárias", "Saques e depósitos", "Contas e saldos", "Cheques emitidos", "Cheques recebidos" e o "Controle de Recibos".

     Como o SIGEM é um programa de funções integradas, quando é efetuado o registro de uma conta paga (em Contas à Pagar) ou recebida (em Contas à Receber), o número do cheque registrado nesses formulários será automaticamente lançado pelo programa nos controles de cheques emitidos ou recebidos. Quando um cheque emitido é descontado, essa informação é registrada no programa, que atualizará o saldo da respectiva conta bancária, efetuando nela um débito correspondente ao valor do cheque. O mesmo ocorre no caso dos cheques recebidos (que podem ser pré-datados). O crédito referente à um cheque recebido será lançado na conta bancária definida pelo operador do programa, quando o cheque for compensado pelo banco.

 

(retornar ao menu)

 

 

22) OPERAÇÕES INTEGRADAS:

 

     O SIGEM é um software de operações integradas. Alguns exemplos dessas integrações podem ser vistos nas descrições das operações que envolvem o controle do estoque, a carteira de pedidos, compras, vendas, ordens de produção, contas à pagar e à receber, fluxo de caixa e balancetes e no controle financeiro. Mas além dessas funções integradas, o SIGEM ainda exibe o formulário "Ações prioritárias", que traz os principais itens do programa que precisam de uma atenção especial ou de uma ação mais urgente. Através do formulário "Ações prioritárias", é possível o controle completo das informações registradas no programa, sem necessidade de procura, pois todos os resultados são apresentados de forma direta, cabendo ao operador apenas analisar essas informações da forma como lhe são apresentadas e tomar as ações necessárias, conforme o caso.

     O SIGEM também pode ser utilizado como software principal de uma empresa e à ele podem ser, opcionalmente, agregados vários módulos para controle das rotinas da qualidade, como:

- O módulo de controle de documentos (QualityDoc);

- O módulo para controle e tratamento de não-conformidades (QualityAction);

- O módulo de monitoramento estatístico da qualidade (QualityZoom) que permite o acompanhamento estatístico de refugos, re-trabalhos, devoluções, eficiência dos processos, produtividade e até o cep (controle estatístico de processo);

- O módulo para registro e controle de inspeções de recebimento, inspeções internas de produtos e inspeções de processo (QualityChecking).

 

(retornar ao menu)

  

23) PERMISSÕES DE ACESSO:

 

     Cada usuário acessa no programa apenas as telas que lhe são previamente permitidas pelo administrador do sistema. Após logar-se, o administrador terá acesso ao painel de cadastramento de usuários e permissões através do menu "Utilitários -> Cadastro de usuários", no alto da tela principal. Após cadastrar um usuário, o administrador assinalará quais telas do programa esse usuário poderá acessar. Caso o usuário tente acessar uma tela para a qual não tem permissão, verá a mensagem "Permissão negada”.

     Por default, cada usuário, após cadastrado no programa, poderá criar sua senha individual através do menu "Utilitários -> Senhas". Entretanto, caso o administrador prefira, poderá utilizar o recurso "Bloqueio de senhas" existente no painel de cadastro de usuários e, neste caso, apenas o administrador poderá definir as senhas para cada usuário.

 

(retornar ao menu)

 

24) VÁ MAIS À FUNDO NO SIGEM:

 

- Apresentações filmadas.

- Apresentação slides

 

Nosso site:

http://www.datalink.inf.br

 

Nosso e-mail:

datalink@datalink.inf.br